Perito Moreno, Glaciar Perito Moreno, El Calafate, Ushuaia Sob Medida

O imponente paredão do Glaciar Perito Moreno impressiona e encanta. Não à toa, é considerado por muitos como a oitava maravilha do mundo.

* * *

O fantástico Perito Moreno

Um paredão de gelo que pode alcançar 60 metros de altura. Uma vista incrível. Lagoas, rios e formações de gelo de cor azul-turquesa de deixar qualquer um encantado. Um exagero de beleza da natureza que é considerado por muitos como a oitava maravilha do mundo. Numa das regiões mais fantásticas para turismo ecológico do planeta, a Patagônia.

Repleto de passeios impressionantes, como navegações, trilhas, 4×4, caiaque e safari, dentre outro, o Perito Moreno é um destino que você deveria colocar no seu roteiro de visita ao Fim do Mundo. E aqui a gente conta curiosidades sobre este monumento natural.

Vem com a gente!

 


 

Onde fica?

O Glaciar Perito Moreno fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares, na Província de Santa Cruz, em território argentino, mas bem na divisa com o Chile. O melhor lugar para chegar é via El Calafate, cidade de 20 mil habitantes que fica a aproximadamente 80km da entrada do Parque. Com aeroporto próprio, Calafate é uma espécie de hub turístico da região que oferece acesso fácil a outros locais requisitados como El Chaltén e Torres del Paine, este último em território chileno.

El Calafate é a principal cidade da região e hub para passeios incríveis.

El Calafate, Calafate, Ushuaia Sob Medida

 


 

Por quê se chama Perito Moreno?

É uma homenagem a Francisco Pascasio Moreno, um naturalista argentino criador da Sociedade Científica Argentina, que fez da Patagônia um de seus principais locais de pesquisa. Este, no entanto, não foi o primeiro nome do paredão. Primeiramente, em 1879, ele foi batizado de “Francisco Gormaz” por Juan Tomás Roger, capitão britânico da Marinha chilena, em homenagem ao então diretor do Instituto Hidrogáfrico da Marinha do Chile. Alguns anos mais tarde, foi rebatizado pelos argentinos de “Bismarck“, em homenagem ao chanceler prussiano que unificou a Alemanha. Foi apenas em 1899, por meio do Tenente Iglesias, que o Perito Moreno assumiu seu atual nome.

Francisco Pascasio Moreno, o Perito Moreno, que dá nome ao glaciar.

 


 

Alguns números sobre o paredão

O Perito Moreno se estende por cerca de 5 km, podendo alcançar alturas de até 60 metros! Ele está dentro do Parque Nacional Los Glaciares, que tem área total de 724.000 hectares e 356 geleiras contabilizadas! Além disso, o glaciar é considerado por muitos como a oitava maravilha do mundo.

Vista aérea do Glaciar Perito Moreno mostra sua dimensão impressionante.

 


 

Como o paredão se formou?

A água na região é abundante. A bacia é uma das maiores reservas de água doce do planeta! Ela corre até a base, quando assume temperaturas congelantes no Perito Moreno. Portanto, trata-se de um paredão em constante expansão! O fluxo de água, no entanto, cria túneis de vento e água corrente por debaixo da grande massa de gelo. Este canal cria pressão na borda do paredão, provocando, eventualmente, os famosos desmoronamentos de lascas de gelo, em cena absolutamente fantástica.

Como ele está em constante expansão, por vezes o paredão avança até encontrar terra do outro lado. Ou seja: ele divide o Lago Argentino ao meio! Este efeito provoca outras consequências maravilhosas. Juntamente com a correnteza do lago, criam-se arcos de gelo, como se o paredão tocasse com a ponta dos dedos a terra do outro lado. Até que, um dia, desmorona por completo.

Imagem de um arco de gelo prestes a desmoronar!

 


 

Qual a melhor época para visitar?

A região do Perito Moreno como um todo é exuberante na temporada de verão, que vai de meados de setembro até meados de abril. É quando a neve dá uma trégua, a fauna se abre para o mundo e os caminhos de trilhas estão abertos e seguros para visitantes de todos os lugares do planeta. Recomendamos que aproveite esta época do ano. No inverno, infelizmente, não há estrutura ideal para aproveitar a neve, restringindo bastante a oferta de passeios em toda a região de El Calafate.

As passarelas do Perito Moreno é um dos poucos lugares acessados fora da  temporada de verão.

Perito Moreno passarelas El Calafate, Perito Moreno pasarelas El Calafate

 


 

Quais são os passeios mais procurados?

As trilhas são as principais atrações de El Calafate. E no Perito Moreno, claro, não poderia ser diferente. Dois passeios são muito requisitados pelos amantes do trekking: o Mini Trekking e o Big Ice. A diferença maior entre cada um é o tempo de duração. O Big Ice dura um dia inteiro, exige um bom preparo físico e é bastante restrito em idade e pessoas com necessidades específicas de locomoção, mas é uma verdadeira imersão no local. O Mini Trekking dura menos tempo, mas te leva ao coração da geleira. Ambos incluem navegação pelo Lago Argentino e acesso às Passarelas do Perito Moreno. É obrigatório fazer o passeio com guia certificado no parque e vestir roupa especial para a ocasião, especialmente os grampões nas botas para caminhar sobre a neve.

A navegação merece também um capítulo à parte. Caso você goste muito, as melhor opção é o Rios de Gelo.

Trekking sobre o glaciar é a principal atração do Perito Moreno.

Perito Moreno mini trekking, Perito Moreno, Mini Trekking, El Calafate, Ushuaia Sob Medida, Patagônia, Terra do Fogo, Argentina

 


 

Bem, agora que você conheceu mais sobre um dos destinos mais incríveis do mundo, que tal se programar para ver de perto?

Então, não perca tempo. Fale com a gente e vamos juntos curtir a experiência que o Fim do Mundo tem para oferecer!

 


 

E você, tem fotos na Patagônia no verão?

Compartilhe com a gente no Instagram @ushuaiasobmedida
usando a hashtag #ushuaiasobmedida!

Passeios no Perito Moreno

Perito Moreno mini trekking, Perito Moreno, Mini Trekking, El Calafate, Ushuaia Sob Medida, Patagônia, Terra do Fogo, Argentina

Mini Trekking

Trekking de meio período sobre a geleira do Glaciar Perito Moreno. Inclui acesso às Passarelas do Parque Nacional Los Glaciares e Navegação pelo Lago Argentino.

Rios de Gelo

Navegue por entre os paredões de gelos e os arcos naturais formados pelo avanço do Glaciar.

Big Ice

Trekking de dia todo para quem quer viver uma experiência de imersão! Para quem tem bom preparo físico e muita disposição. Inclui acesso às Passarelas e Navegação pelo Lago Argentino, além de caminhar também sobre os bosques da região. Absolutamente imperdível.

Nossos destinos

Contato

E você?
Que tal aproveitar Ushuaia e a Patagônia do melhor jeito: o SEU?
Entre em contato com a gente!


Siga nas redes sociais!

@ushuaiasobmedida

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário