Sunset Kayaking, de Ushuaia Sob Medida, o melhor passeio de verão da cidade famosa pela neve, que se abre em deslumbramento durante o verão.

***

Em Ushuaia, muito há o que se fazer. A vasta oferta inclui atividades para todos os gostos. Passeios de barco, 4×4, esqui, escalada, caminhadas, safaris e mais outros tantos, aos vários parques, bosques, lagos, canais, montanhas, glaciares e mais uma infinidade de outros tantos pontos naturais do lugar. Realmente, aqui onde a América estica o dedo para tentar tocar o continente gelado, a natureza foi generosa.

Dentre as minhas muitas idas ao Fim do Mundo, fui a passeio verdadeiramente diferente. Um que tenho certeza de que lembrarei para sempre. Chama-se Sunset Kayaking, ou Caiaque ao Pôr-do-sol, proporcionado por Ushuaia Sob Medida.

Saímos do centro da cidade perto das 18h rumo ao Lago Escondido, a mais de 50 quilômetros de distância pela Ruta Nacional 3. O visual ao cruzar o Paso Garibaldi é deslumbrante. No carro, que nos buscou no hotel, fomos uma família de mexicanos residentes na cidade, eu e minha mãe e nosso guia, Walter Cayo.

Walter, apesar de não nativo, vive em Ushuaia há quase 30 anos e é reconhecido na cidade como um dos melhores guias da região. Sabe tudo e mais um pouco de cada canto, das histórias, dos costumes, cria passeios de todos os tipos e entretém os turistas com facilidade. Sua desenvoltura rapidamente cria um laço de proximidade entre todos.

sunset kayaking, Lago Escondido, Ushuaia, Tierra del Fuego, Terra do Fogo, Patagônia, Argentina, passeio, viagem, turismo, pôr-do-sol, Ushuaia Sob Medida, Ushuaia Hecho a Medida

Sunset Kayaking no Lago Escondido, em Ushuaia. O passeio da vez para você viver a Patagônia como você nunca imaginou: do seu jeito.

Ao chegarmos ao Lago Escondido, tomamos uma rápida aula sobre como manejar a embarcação. Roupas especiais são fornecidas para a travessia, além de alguns outros aparatos necessários, como as lanternas de cabeça que nos abrirão os caminhos no meio da noite escura. O pôr-do-sol está próximo, a temperatura cai rapidamente, mas a roupa especial fornecida garante um excelente conforto térmico.

Na divisão de quem vai com quem – segue-se em duplas nos caiaques – vou dividir a embarcação com Frida, uma pequenina mexicana de 10 anos, que nas primeiras remadas já demonstrou habilidade natural com a atividade. Saímos remando no lago de águas calmíssimas, ouvindo apenas o barulho do casco do caiaque e dos remos contra a água. Ao longe, o sol se despede de mais um dia fueguino por detrás das montanhas. Simplesmente espetacular!

O jantar no bosque durante o Sunset Kayaking, de Ushuaia Sob Medida.

Atravessamos o lago com facilidade e paramos numa margem adiante. Não consigo dizer quanto tempo remamos. Coisa boa não tem tempo definido. Saímos do barco e fomos guiados até um resguardo que foi construído por Walter e por seu filho especialmente para este passeio. Ele monta uma fogueira maior, para esquentar, e mais uma outra pequenina, que faria o jantar. No menu, um suculento bife de chorizo com batatas, cenoura, pimentão, cebola e outros legumes e verduras, para comer ali mesmo, jantar que é precedido por pães, frios e vinho. Contamos histórias, dividimos experiência, o sol já há um tempo sumido, deixando o frio, o regougar das raposas em caça, o estalar do fogo e nossas risadas e vozes.

Na hora da volta, a última surpresa. Com a colaboração providencial da falta de nuvens e o céu totalmente aberto, desligamos as pequenas lanternas que seguiam presas às nossas cabeças, e no meio do lago olhamos para cima para apreciar o firmamento. Foi então que, pela primeira vez, vi o Cordão da Via Láctea, ao vivo, no meio da água e do completo silêncio que nos fazia ouvir nada além de nossa respiração.

Tudo era algo mágico e algo surreal, absolutamente agradável. Do tipo de experiência que gruda e não solta mais. Quando o registro físico se transforma em memória afetiva.

Temos que apreciar momentos como este, que tanto nos ajudam a recolocar as coisas em perspectiva. Só me restou sentir, compreender, aprender e agradecer pela oportunidade de viver algo tão singelo e tão magnífico.

***

Saiba mais sobre Sunset Kayaking!

Conheça todos os passeios de Ushuaia no Verão!

Encontre em contato AGORA MESMO e agende sua experiência inesquecível!


1 Comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário