Na virada para o século XX, Júlio Verne teve o seu livro “O Farol do Fim do Mundo” lançado. Adivinha onde ele se passa?

* * *

Júlio Verne é um dos maiores escritores franceses de todos os tempos. É autor de obras célebres e que marcaram época, como “20 mil léguas submarinas”, “A Ilha Misteriosa”, “Viagem ao Centro da Terra” e a mais importante e conhecida de todas, “Volta ao Mundo em 80 Dias”.

Júlio Verne

O escritor francês Júlio Verne.

Desde muito novo se fez um apaixonado por mapas e geografia, que ainda eram grandes mistérios na metade final do século XIX. Perdia horas em seu telescópio observando os céus, as embarcações no porto de sua cidade e estudando publicações científicas.

Uma de suas últimas obras, menos famosa e publicada postumamente, tem relação direta com a Patagônia. Lançado em 1905, “O Farol no Fim do Mundo” conta a história do vigia do farol mais remoto do planeta, na Ilha dos Estados, situada no ponto onde as águas quentes do Oceano Atlântico encontram-se com as águas frias do Oceano Pacífico. Local de constantes naufrágios, o farol era obra fundamental. A cada trimestre 3 vigias eram designados para cuidar do local, mas um navio pirata invade a ilha e mata 2 deles, restando ao último sobrevivente lutar para retomar o local.

Capa do livro “O Farol no Fim do Mundo”, de Júlio Verne.

O apaixonante enredo teve contornos de realidade, por Júlio Verne ter se aproveitado de elementos existentes para construir seu romance.

Seria, então, o Farol Les Éclaireus, no Canal Beagle, em Ushuaia, o Farol do Fim do Mundo, a inspiração para Júlio Verne?

A resposta é… NÃO.

O Farol Les Éclaireurs rapidamente se tornou cartão-postal e símbolo de Ushuaia. Comumente chamado de Farol de Fim do Mundo, possui cerca de 22 metros de altura e alcance de 14 km com seu facho de luz operado automaticamente de acordo com a claridade. Possui o desenho de farol tradicional, de faixas vermelhas e brancas e formato cilíndrico. Só que ele não é nem o farol mais ao sul do mundo nem o farol do livro. Construído em 1920, o Les Éclaireurs surgiu, portanto, 15 anos DEPOIS do lançamento do livro!

O cenário da história é o Farol de San Juan de Salvamento. Construído em 1884 (aliás, este era o ano em que começava a exploração e migração Argentina rumo à Patagônia), o Farol de San Juan de Salvamento está localizado mais para a “ponta” do arquipélago, na Ilha dos  Estados, em território argentino. É construção bem mais modesta em cenário e em medidas.

Faro San Juan de Livramento, Farol no Fim do Mundo, Farol do Fim do Mundo,,

Farol de San Juan de Livramento, em imagem de 1896.

Ainda assim, tornou-se eterno ao ser a referência principal do romance. Este, sim, pela alcunha gravada pelo magistral escritor francês, deve ser considerado o verdadeiro Farol do Fim do Mundo.

Mas o Farol Les Éclaireurs possui muita história guardada, beleza e encantos! E a navegação pelo Canal Beagle é um passeio imperdível para quem visita o Fim do Mundo, no qual você poderá vê-lo bem de perto!

Faro Les Eclaireurs, Canal Beagle, navegação Canal Beagle, farol, Ushuaia, Argentina, Terra do Fogo, Tierra del Fuego, Patagônia, Papo de Galo, Gabriel Galo, economizar, Farol do Fim do Mundo

O Farol Les Eclaireurs e a fauna local são os principais atrativos do Navegação Canal Beagle, de Ushuaia Sob Medida.


É possível visitar o Farol?

O Farol na Ilha dos Estados não é aberto a visitação. Mas para criar o ambiente para os visitantes curiosos, no Museu do Fim do Mundo (o antigo presídio) em Ushuaia foi construída uma réplica exata do Farol, incluindo até mesmo objetos daquele período. Absolutamente fantástico!

Réplica do Farol de San Juan de Livramento no Museu do Fim do Mundo, em Ushuaia.


E você, tem fotos no Canal Beagle e no Farol Les Éclaireurs?

Compartilhe com a gente no Instagram @ushuaiasobmedida
usando a hashtag #ushuaiasobmedida!

Passeios pelo Canal Beagle

Pinguineira + Navegação

A visita à Pinguineira se tornou rapidamente um dos passeios mais requisitados de Ushuaia! E não é de se espantar por quê… Caminhar com pinguins ao alcance da mão é uma experiência que ficará marcada para sempre em sua memória. E ainda por cima contempla a navegação pelo Canal Beagle! Simplesmente maravilhoso!

Navegação Canal Beagle

O Canal Beagle é uma festa de fauna e flora fueguina! Conheça os cormorones, a ilha dos lobos marinhos, talvez cruze com uma baleia jubarte… Uau! É no Canal também que se encontra o Farol Les Eclaireurs, conhecido como o Farol do Fim do Mundo. Retorne à cidade no fim do dia para uma visão espetacular do pôr-do-sol!
Puerto Willliams, Chile, Ushuaia, Ushuaia Sob Medida, Ushuaia Hecho a Medida, Patagônia, navegação, passeio, turismo, viagem

Puerto Williams

Puerto Williams é a comunidade habitada mais austral do mundo! Fica me território chileno. Alcança-se a vila navegando pelo Canal Beagle. O pequeno e pacato local tem uma estrutura adequada para atender a turistas que anseiam viver uma experiência de estar efetivamente no Fim do Mundo!

Nossos destinos

Contato

E você?
Que tal aproveitar Ushuaia e a Patagônia do melhor jeito: o SEU?
Entre em contato com a gente!


Siga nas redes sociais!

@ushuaiasobmedida

3 Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário